Olá pessoal!
Cada vez mais as pessoas se conscientizam da importância da sustentabilidade e as empresas pensam em causar menos impacto negativo e produzir com mais inteligência.
Embora os automóveis, principal meio de locomoção da humanidade, não sejam exatamente o principal vilão, eles estão presentes por todas as partes. E onde há automóveis, há poluição. Claro, a funcionalidade de um automóvel (seja ele um carro, um navio ou um avião) é incontestável, mas o grande problema está na produção e no abastecimento.
Para que os automóveis saiam dessa situação, são utilizados combustíveis fósseis naturais e não-renováveis, recursos finitos cuja queima cria gases que afetam copiosamente o meio ambiente. Do ponto de vista econômico, sua escassez significa elevação nos preços. O barril de petróleo, por exemplo, possui forte influência na economia mundial: basta uma pequena alta em seu valor para que as bolsas de valores em todo o mundo beirem o colapso.
É por isso que as empresas do ramo automotivo incluiram em suas metas soluções renováveis com o intuito de depender menos de um combustível que é limitado, poluente e cada vez mais caro. Além disso, os materiais que compõe um automóvel são produzidos a partir de combustíveis fósseis. O grande desafio está em fabricar automóveis utilizando componentes renováveis, limpos, e fazer com que eles se movam da mesma forma.
Carros sustentáveis.
A lista abaixo mostra tecnologias sustentáveis para o futuro dos automóveis, sendo que boa parte delas já são realidade e estão presentes em veículos que vemos ao nosso redor.
Freios regenerativos
Freios regenerativos transformam a energia cinética (liberada durante uma frenagem) em energia elétrica. São utilizados em alguns carros e até em motocicletas.
Nos elétricos e híbridos, a energia é armazenada na bateria que faz o carro se mover. Já em veículos convencionais, é armazenada na bateria responsável pelos componentes elétricos do carro – dessa forma não é necessário utilizar combustível do motor para recarregar a bateria.
Hidrogênio
Hidrogênio é renovável e de fornecimento ilimitado. É o elemento mais abundante do Universo esua queima é limpa. Automóveis movidos a hidrogênio serão sem dúvida os mais populares no futuro.
Diversas montadoras já possuem protótipos destes veículos, porém ainda há dificuldades para que estes veículos sejam produzidos em massa. Um deles é o alto-valor de produção, cerca de dez vezes mais que um veículo elétrico. Outro problema é o próprio hidrogênio, elemento ainda caro. Além disto, teria de haver uma enorme adaptação em postos de combustíveis para que os veículos a hidrogênio pudessem ser abastecidos.
Automóveis elétricos
Os elétricos são atualmente os automóveis de produção mais limpos que existem, emitindo absolutamente zero de carbono.
Entretanto, por utilizar energia elétrica, estes veículos acabam poluindo indiretamente o meio ambiente, pois a maioria da energia elétrica produzida no mundo vem através de combustíveis fósseis. Estudos demonstram que substituir os veículos convencionais por elétricos não teria grandes alterações na emissão do CO2, pois a produção de energia elétrica aumentaria na mesma proporção. Ainda há uma grande desvantagem: demora algumas horas para carregar a bateria.
Um carro elétrico, porém, pode resolver o problema de poluição nas cidades, que são um grande inimigo contra nossa saúde e bem-estar do planeta. Para se ter uma ideia, a maior parte da poluição do ar na cidade de São Paulo é proveniente dos automóveis. Veículos elétricos também reduzem consideravelmente a poluição sonora, pois são totalmente silenciosos.
Placas sinalizando onde carregas carros.
Todos nós podemos nos tornar mais sustentáveis no trânsito adotando medidas que favorecem a economia de combustível e a menor emissão de gás carbônico na atmosfera. Devemos dirigir mais devagar e suavemente, manter a manutenção do veículo em dia e deixar os pneus sempre calibrados. Estas são apenas algumas dicas básicas que todos podemos adotar e só dependem de nós mesmos.
Então até a próxima postagem gente...
Postado por: Tayane Cordeiro.