segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Empresas " Sustentáveis ".

"Se você tem metas para um ano. Plante arroz
Se você tem metas para 10 anos. Plante uma árvore
Se você tem metas para 100 anos, então eduque uma criança
Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente.”
(Confúcio)

Olá pessoal, 

 Iremos falar hoje sobre grandes empresas brasileiras que praticam a sustentabilidade. Empresas que estão no ranking das 100 empresas mais sustentáveis: 

As empresas brasileiras Petrobrás, Natura e Bradesco estão entre as 100 que mais investem em sustentabilidade de acordo com o raking elaborado pela revista canadense Corporate Knights em conjunto com a consultora americana Innovest Strategic Value Advisors. As brasileiras ocupam 94ª posição (Bradesco), 96ª (Petrobrás) e 99ª (Natura). Os melhores colocados são a americana General Electric, a primeira do ranking, seguida da Procter & Gamble (EUA), TNT NV (Holanda), H&M Hennes & Mauritz Ab (Suécia) e Nokia (Finlândia). A lista Global 100 Most Sustainable Corporations in the World, leva em conta práticas de governança, os cuidados das empresas com o meio-ambiente (como os projetos de redução de emissão de dióxido de carbono na atmosfera), e os compromissos delas com a otimização da produção. O Brasil é o único país da América Latina a constar do ranking. Com informação do Meio e Mensagem." 



Dentre as empresas citadas no texto acima, uma delas é a Natura que já pelo nome se relaciona com a natureza. A natura que é uma empresa líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, desenvolve seus produtos a base da sustentabilidade. Dentre algumas das linhas de seus produtos, uma delas é a linha chamada " Ekos " que desenvolve seus produtos   
de forma sustentável que não agride ao meio ambiente.


Por serem grandes empresas, a forma sustentável de produzirem seus produtos é uma grande evolução para mudar o mundo. Com pequenos gestos também podemos nos tornar e vivermos sustentavelmente!

(Nossa intenção não é fazer o merchandising de nenhuma empresa, pois isso é um trabalho escolar, só queremos destacar essas empresas que atuam na área sustentável que é a ideia desse blog, abranger assuntos do meio ambiente.).

Então é isso pessoal, espero vocês no próximo post!

Postado por: ucas César




quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Coleta seletiva de lixo


Olá pessoal!!

  Coleta seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis  podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.

Se liga nas principais formas de coleta seletiva!


  • Porta a Porta – Veículos coletores percorrem as residências em dias e horários específicos que não coincidam com a coleta normal de lixo. Os moradores colocam os recicláveis nas calçadas, acondicionados em contêineres distintos.


  • PEV (Postos de Entrega Voluntária) - Utiliza contêineres ou pequenos depósitos, colocados em pontos físicos no município, onde o cidadão, espontaneamente, deposita os recicláveis.


  • Postos de Troca – Troca do material a ser reciclado por algum bem.


  • PICs - Outra modalidade de coleta é a PICs, Programa Interno de Coleta Seletiva, que é realizado em instituições públicas e privadas, em parceria com associações de catadores.



O Japão é um dos países que mais recicla lixo no mundo. Dados da prefeitura de Tokyo dão conta que, no ano de 2007, o Japão reciclava em torno de 80% do seu lixo. A partir dessa data inicia-se uma campanha em todo o país intitulada “gomi zero” (lixo zero). O objetivo é diminuir todo o lixo que for possível, tanto doméstico como industrial. Veja a campanha que os japoneses fazem sobre este assunto: "Não compre artigos que você acabará jogando fora mais tarde." "Use artigos que podem ser reutilizados muitas vezes." "Separe seu lixo cuidadosamente e recicle artigos que são reutilizáveis."
O resultado quando você pratica a coleta seletiva:

Ambientais

Os maiores beneficiados por esse sistema são o meio ambiente e a saúde da população. A reciclagem de papéis, vidros, plásticos e metais - que representam em torno de 40% do lixo doméstico - reduz a utilização dos aterros sanitários, prolongando sua vida útil. Se o programa de reciclagem contar, também, com uma usina de compostagem, os benefícios são ainda maiores. Além disso, a reciclagem implica uma redução significativa dos níveis de poluição ambiental e do desperdício de recursos naturais, através da economia de energia e matérias-primas.

Econômicos

A coleta seletiva e reciclagem do lixo doméstico apresenta, normalmente, um custo mais elevado do que os métodos convencionais. Iniciativas comunitárias ou empresariais, entretanto, podem reduzir a zero os custos da prefeitura e mesmo produzir benefícios para as entidades ou empresas. De qualquer forma, é importante notar que o objetivo da coleta seletiva não é gerar recursos, mas reduzir o volume de lixo, gerando ganhos ambientais


Políticos


Além de contribuir positivamente para a imagem do governo e da cidade, a coleta seletiva exige um exercício de cidadania, no qual os cidadãos assumem um papel ativo em relação à administração da cidade. Além das possibilidades de aproximação entre o poder público e a população, a coleta seletiva pode estimular a organização da sociedade civil.


Então galera! vamos ajudar o mundo! Faça sua parte!
  Até a próxima postagem gente...
Postado por: Tayane Cordeiro.